domingo, 2 de março de 2014

A INFLUÊNCIA DA GLOBALIZAÇÃO
 NO MERCADO DE TRABALHO


Ao escrever sobre um tema tão atual, nos remete irremediavelmente aos tempos passados em que, o fazer era simplesmente o fazer; porque não existia a quantidade de informações que hoje facilmente temos acesso.  Assim, os profissionais executavam suas tarefas exatamente como aprenderam e conservavam seus empregos e sua remuneração tranqüilamente sem outras preocupações. Com isso adquiria-se uma certa estabilidade, ou se preferirem uma acomodação profissional, causando certos ranços que não cabe mais no Mercado de Hoje.

ATUALMENTE, os Empresários passaram entender que as preocupações com esta rede de informações, podem contribuir sobremaneira com o resultado final da Empresa.  Assim, eventualmente atrás, dentro ou na frente de cada ação, estarão inseridos uma nova informação que contribuirá de uma maneira mais eficaz no produto final, seja ele serviço ou mercadoria.

Então desaparecem algumas profissões e/ou funções, e aparecem outras tantas que ao usar da criatividade e da necessidade se incluirá no Mercado.Não, no da empregabilidade, mas no da trabalhabilidade, com exemplo acabou a Datilografia, apareceu o Digitador, diminuiu o vendedor de porta em porta e apareceu o telemarketing, desapareceu o Escriturário e apareceram os programadores, e assim por diante. Então podemos concluir que a Globalização forçou as pessoas a não mais se acomodarem e trabalhar incessantemente com a criatividade para não ser engolido, porque  as informações são mais constantes e atuais, e as necessidades passam a não ser as mesmas de antes; criando novas oportunidades, como por exemplo: o arrumador de armários, o fornecedor de cestas de café da manhã, a pessoa para fazer compras, o Personal Trainer, e outros. . .

Texto escrito por: PÉRICLES ITAMAR - Professor do ensino médio, ensino superior, dinamizador de treinamentos em empresas, gerente de escolas profissionalizantes, por mais de 13 anos. .


Nenhum comentário: